fbpx

Como funciona um coworking para consultórios

2

O espaço coworking originalmente foi criado para ser um espaço compartilhado e colaborativo. Muito utilizado e procurado por freelancers e startups, já que o modelo de trabalho é mais livre, não se prendendo a horários. Possuir um espaço comercial próprio implica em um custo alto, taxa de ociosidade grande e com retorno lento, fazendo com que muitos profissionais fechem as portas com menos de um ano de abertura já que manter os custos sozinho pode ser complicado. 

O que é o coworking?

O termo “coworking” foi criado em 1999 e usado em 2005 para descrever um espaço físico, anteriormente, chamado de “9 to 5 group”. Os espaços coworking são uma solução muito empreendedora e rentável para os profissionais, já que eles podem alugar o espaço por hora, dia ou mês. O ambiente é compartilhado, podendo haver troca de ideias com profissionais de outras áreas e dividindo as despesas do compartilhamento do espaço. 

Como funciona o coworking?

Atualmente o ramo mais comum de coworking são os escritórios e salas comerciais, Neles você é quem decide como será feito a locação do espaço e ela será de acordo com a sua necessidade. Em alguns casos o profissional precisa apenas de uma mesa de trabalho reservada, ou de uma sala em determinado horário para uma reunião com cliente, então é possível alugar por hora. 

Existem também outros profissionais que precisam de um lugar fixo para trabalhar, mas não podem custear uma sala comercial e optam pela locação mensal ou até pacotes anuais.

Em casos de consultórios médicos e dentistas, as salas são alugadas por períodos que podem variar de 4 a 6 horas. Por razões higiênicas e de agenda mínima, esse é o modelo mais viável para esses profissionais. 

O coworking é versátil, flexível e atende a diversos segmentos.

Vantagens de usar o coworking 

Um ponto positivo quando analisamos o coworking é a infraestrutura que o local oferece. A maioria dos espaços estão equipados com internet de alta velocidade, telefones, mesas com tamanhos variados, em alguns casos há recepcionista para ofertar aos seus clientes um atendimento de alta qualidade. Melhor ainda é não ter que passar parte do seu dia tratando de burocracias relacionadas ao seu escritório, já que você tem a opção de alugar o espaço por um determinado tempo, todo o trâmite para abrir uma sala comercial deixa de existir. 

Além de alugar um espaço completo de acordo com sua necessidade o coworking é um ambiente voltado para o networking. 

Com diversos profissionais, de diferentes áreas se encontrando em um mesmo local, os mesmos podem trocar ideias, complementar serviços  para seus clientes, prestar serviços para colegas de profissão e tudo isso sem sair do lugar. 

Outra grande vantagem é que os custos envolvidos da estrutura são divididos entre os locadores. O cliente recebe recepção, internet, serviços e comodidades com custo mais baixo se fosse contratar tudo de forma isolada em seu espaço próprio.

Cada coworking é estruturado à sua maneira e atualmente eles são divididos até em comunidades ou prestadores de serviços específicos. Caso seja o seu desejo, deixar toda a burocracia e dor de cabeça de gerenciar seu próprio espaço, estude, conheça os espaços disponíveis em sua região e escolha o seu.

 

Que tal nos fazer uma visita e conhecer esse novo modelo?

Clique aqui e agende sua visita pelo WhatsApp

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest